Em 1914, Luiz Vieceli, nascido em 26 de abril de 1901, veio ao Brasil, acompanhando a sua família e se estabeleceu em Farroupilha – RS. Em 13 de julho de 1921 casou-se com Thereza Comerlato, nascida em 1899.
1914Em 1923, veio para a região, comprar terras, junto com seu pai, e permaneceu, sozinho, derrubando mato e construindo casa em Faxinal Branco, atualmente Iomerê. Em 1925, volta ao Rio Grande do Sul para buscar a família. Neste mesmo ano, com a esposa e os dois primeiros filhos, mudou-se para Anta Gorda, onde adquiriu a própria terra.
1923Em 1928, voltou com seu pai ao Rio Grande do Sul e na volta trouxe galhos de uva isabel para implantar o primeiro parreiral de Anta Gorda.
1928Este parreiral, com mais de 90 anos, sempre muito bem cuidado, continua produzindo deliciosas uvas, que são vinificadas no porão construído por Luiz Vieceli e seus filhos, com pedras cortadas, criando o ambiente perfeito para a produção e conservação de vinhos. Ambiente e tradição preservados pelo filho Atilio que permanece residindo na casa construída no passado.
Luiz VieceliLuiz Vieceli sempre foi tranquilo e sereno. Gostava de ler, cantar, contar histórias. Fazia amizades facilmente, inclusive com o vizinho alemão (o que não era comum na época das rivalidades entre italianos e alemães, em função da Primeira Guerra Mundial). Este amigo vizinho, conhecendo a produção de uvas no parreiral de Luiz, pediu que ele plantasse, em 1934, um pequeno parreiral em suas terras. Terras estas, que foram adquiridas em 1952, por seu filho Anselmo.
1934 - 1952Em 1970, Luiz Vieceli, sempre muito ativo e praticante na igreja católica, foi ordenado Diácono pelo bispo Dom Orlando Dotti, exercendo ativamente esta função até o seu falecimento, em 13 de março de 1972, aos 71 anos.
1970Mas, a história continua com Anselmo, nascido em 10 de maio de 1928, que casou-se, em 26 de maio de 1951, com Maria, nascida Zago, em 30 de novembro de 1930. Filha de Fiorindo e Gelsemina, Maria também trazia da família Zago, o pioneirismo e a tradição da cultura de uvas e produção de vinhos.
AnselmoEm 1952, Maria e Anselmo adquirem o terreno vizinho e ali constroem uma história de muito trabalho, junto com seus filhos. Plantaram mais parreiras e continuam cuidando com muito carinho, das plantas datadas de 1934, que ainda produzem e atraem olhares admirados pela espessura dos caules e vigorosidade dos ramos.
1952Maria e Anselmo, sempre acompanharam as atividades da propriedade e o crescimento dos sete filhos, netos e bisnetos. Viveram juntos mais de 70 anos de casamento. Muito cuidadosos um com o outro e com a vida que cresceu com eles, são modelo de amor, carinho, oração, trabalho, fé e atenção com a família e comunidade. Maria faleceu em 28 de fevereiro de 2022, com 91 anos.
Maria e AnselmoNa propriedade de Anselmo, permanecem os filhos Vicente e Renato, que herdaram dos pais e avós o amor pelo cultivo das plantas. Depois de diversas atividades agrícolas, em 1999, buscando inovar na produção de uvas viníferas na região, Renato inicia a produção de mudas enxertadas no porta-enxerto VR 04343, recém introduzido na região pela EPAGRI. Vizinhos e amigos, conhecendo os novos parreirais da propriedade começaram a solicitar a enxertia de mudas de outras variedades neste porta-enxerto, mais vigoroso, que vinha demonstrando alguma tolerância a pérola da terra, mal que dizimava muitos parreirais na região.
1999Em 2011, o viveiro de mudas é registrado no Ministério da Agricultura e a partir de 2013, são adquiridos materiais propagativos da EMBRAPA, para produção de mudas com qualidade superior e licenciamento do viveiro para uso da marca “Tecnologia Embrapa”.
2011Sempre buscando conhecimento e pesquisando novas técnicas, a produção de mudas muito evoluiu nestes anos, mas não perdeu a essência cultural da família, sempre pioneira e inovadora no cultivo de videiras.
Tradição e InovaçãoE quando pensamos em como representar a marca Viecelli, lembramos do nono Luiz Vieceli; o pioneiro das uvas em Anta Gorda, o único diácono, o amigo de todos, o que muito gostava de rezar, conversar e cantar... E para mantermos viva a cultura da família italiana na produção de uvas, aliada às pesquisas e inovações tecnológicas que a atualidade exige, buscamos a inspiração em sua assinatura, registrada com muito carinho no livro italiano “CENTO CANTI”.
Viecelli TANTI ANNI DI AMORE, ORAZIONE, RISPETTO, AFFETTO,
LAVORO, UVA, POLENTA E VINO!