Espumantes

 Inicio / Espumantes

ESPUMANTE ANCESTRAL Método mais antigo de produção de espumantes: técnica baseada em engarrafar a bebida na fermentação,
para que o gás resultante desse processo permaneça incorporado ao líquido, na garrafa.

  De um desejo de produzir uma bebida diferenciada e que mantivesse a ligação com a produção de uvas, Renato Viecelli, após pesquisas na internet e conversas com amigos enólogos e produtores de vinhos, em 2020, resolveu fazer algumas garrafas de espumante ancestral para os encontros de família.

  No mês de março, já com algumas variedades engarrafadas, produzidas artesanalmente, reuniu um enólogo e alguns amigos para uma análise. Na degustação, mesmo a bebida estando muito jovem, já apresentava características muito interessantes.

  Alguns dias após este encontro, foi decretado, de forma drástica, a paralisação de todas as atividades, com exceção dos serviços essenciais, em função da pandemia ocasionada pelo Covid-19.

  A propriedade Videiras Viecelli, tradicional produtora de mudas de parreiras e uvas, precisou cancelar as visitações, degustações e vendas de uvas. Mas ainda existiam variedades de uvas que podiam ser vinificadas.

  Desta forma, a família Viecelli decidiu aumentar a produção de espumantes. Nesta safra foram produzidas 500 garrafas das variedades MOSCATO EMBRAPA, RIESLING, MOSCATO HAMBURGO, MOSCATO BAYLEY e SELEÇAO 046 (variedade não nomeada, ainda em estudo pela EMBRAPA).

  A produção é toda artesanal, na qual a uva é moída e o mosto é colocado nas garrafas para a fermentação. Sem adição de gás ou açúcar. O processo de envelhecimento da bebida é feito com as garrafas colocadas na posição vertical e diariamente sendo movimentadas até ficarem com o gargalo da garrafa voltado para baixo, onde a borra (resíduos de leveduras e outras impurezas) se concentram. É esta borra que vai dar sabor e corpo à bebida.

  Para a “limpeza” da bebida, há o congelamento do gargalo das garrafas, no qual as impurezas estão depositadas. Após alguns minutos, estas garrafas são abertas e o próprio gás, natural da bebida, expele o gelo (borra) e a garrafa é fechada rapidamente com a rolha e gaiola definitiva.

  Durante o verão de 2021, mesmo as atividades turísticas permanecendo bastante restritas em função da continuidade da pandemia, grande parte das garrafas produzidas na safra 2020 foram vendidas para os turistas, clientes e amigos que visitaram a Videiras Viecelli e algumas, degustadas em baixo dos parreirais em piqueniques ou degustações guiadas.


Na safra 2021, foram produzidas as seguintes quantidades e variedades:

  • JULIANA: 38 garrafas
  • SELECAO 046: 78 garrafas
  • LORENA: 114 garrafas
  • MOSCATO EMBRAPA: 114 garrafas
  • RIESLING: 38 garrafas
  • MOSCATO HAMBURGO: 46 garrafas
  • BRS BIBIANA: 122 garrafas
  • MALVASIA DE VICENZA / MOSCATO BRANCO / POLOSKI: 38 garrafas

  •   Estas garrafas foram identificadas com rótulo e numeração, para que cada cliente possa definir o quanto o produto que está adquirindo é natural, artesanal e personalizado. Cada garrafa é única. Na vinificação dos espumantes, a bebida mantém as características da variedade da uva, mas, em função de a fermentação ser individual, cada garrafa sofre influências diferenciadas da borra que produz.